Unimos a tradição familiar aos novos padrões de qualidade.
Nossa história
Como tudo começou
Nossa história na produção de alimentos se iniciou pela pecuária. Os fundadores da Fazenda da Barra iniciaram o projeto de criação de gado Guzerá em São Manuel – SP.
Vindo para Nazário-GO (onde hoje se localiza a Fazenda da Barra), demos prosseguimento à criação de gado Guzerá. Logo começamos a buscar meios mais rentáveis de produzir, aderindo o sistema ILPF (integração lavoura-pecuária-floresta) com a cultura do eucalipto.
Sistema I-L-P-F
Assim, passamos em seguida a usar o mogno africano (Khaya senegalensis) como cultura do sistema ILPF. Com o tempo, verificamos que o sistema ILPF não funcionou pois o gado tentava se alimentar de cascas das árvores, por serem muito nutritivas. Com isso, o gado Guzerá voltou para o sistema de pasto tradicional e passamos a produzir lavoura por dois anos. Entretanto, percebíamos uma necessidade de encontrar formas de produzir mais sustentáveis e ao mesmo tempo rentáveis.
Cultivo de Bambu
Iniciamos o cultivo orgânico do bambu para produção de broto para alimentação. Além disso, é cultura que se torna a cada dia a matéria prima do futuro, em termos de produtividade e sustentabilidade.Do cultivo do bambu para broto (que hoje integra nossa agrofloresta), acabamos dando os primeiros passos para o sistema agroflorestal sintrópico, que surgiu recentemente como um manejo orgânico que produz um alimento mais saudável respeitando fauna e flora.